Microsoft e Xbox triunfam em caso contra a FTC para adquirir a Activision Blizzard

  • Bianca Jurado
  • 1 ano atrás
  • 2 Comentários
  • Copiar link

Após cinco dias de depoimentos no mês passado, a juíza Jacqueline Scott Corley, da Califórnia, rejeitou o pedido da Comissão Federal de Comércio (FTC) por uma medida cautelar em seu caso para impedir que a Microsoft e o Xbox adquirissem a Activision Blizzard.

A FTC buscava uma medida cautelar na tentativa de fazer com que o tribunal ordenasse que a Microsoft interrompesse sua tentativa de adquirir a fabricante de Call of Duty por uma quantia astronômica de US$ 69 bilhões. Agora que o pedido da FTC foi negado pelo tribunal, o regulador tem até o final do dia 14 de julho para recorrer da decisão, de acordo com informações do The Verge. Com essa decisão, a Microsoft agora pode concluir a aquisição da Activision Blizzard antes do prazo final em 18 de julho, embora ainda precise descobrir como lidar com a decisão da Competition and Markets Authority (CMA) do Reino Unido de bloquear a compra devido a preocupações com jogos em nuvem.

Teoricamente, a Microsoft pode concluir a aquisição antes de 18 de julho sem incluir o Reino Unido em seu mercado, ou pode tentar negociar um acordo com a CMA para amenizar as preocupações do regulador, conforme observado pelo The Verge. No entanto, isso parece improvável, já que a Microsoft tem uma audiência marcada para 28 de julho para contestar a decisão do regulador. Fora do Reino Unido, a Comissão Europeia aprovou a proposta de aquisição em maio.

Aqui está o que a juíza disse em sua opinião negando a medida cautelar hoje:

“Em dezembro de 2022, a FTC iniciou uma ação administrativa para bloquear a proposta de aquisição da Activision pela Microsoft – editora da franquia de videogame de tiro em primeira pessoa Call of Duty, entre outros jogos populares. O cerne da reclamação da FTC é que Call of Duty é tão popular e um fornecedor tão importante para qualquer plataforma de videogame que a empresa combinada provavelmente o excluirá de seus concorrentes em benefício próprio, prejudicando os consumidores. A descoberta na ação administrativa foi concluída, e o julgamento perante um juiz da FTC está programado para começar em 2 de agosto de 2023.

Há quatro semanas, a FTC entrou com esta ação para tentar impedir a fusão até a conclusão da ação administrativa da FTC. Como a fusão tem uma data de término em 18 de julho, os procedimentos acelerados foram iniciados. Após considerar as extensas alegações pré e pós-audiência das partes e ter realizado uma audiência de cinco dias, o tribunal NEGA o pedido de medida cautelar. A FTC não demonstrou que é provável que tenha êxito em sua alegação de que a empresa combinada provavelmente excluirá Call of Duty do PlayStation da Sony, ou que sua posse do conteúdo da Activision reduzirá substancialmente a concorrência nos mercados de assinaturas de biblioteca de videogames e jogos em nuvem.”

Após a divulgação da decisão da juíza, o vice-presidente e presidente da Microsoft, Brad Smith, divulgou a seguinte declaração no Twitter:

“Agradecemos ao tribunal de São Francisco por essa decisão rápida e abrangente, e esperamos que outras jurisdições continuem trabalhando para uma resolução oportuna. Como demonstramos consistentemente ao longo desse processo, estamos comprometidos em trabalhar de forma criativa e colaborativa para resolver as preocupações regulatórias.” O chefe do Xbox, Phil Spencer, divulgou o seguinte no Twitter hoje, em relação à decisão:

“Agradecemos ao tribunal por decidir rapidamente a nosso favor. A evidência mostrou que o acordo com a Activision Blizzard é benéfico para a indústria, e as alegações da FTC sobre troca de consoles, serviços de assinatura de vários jogos e nuvem não refletem a realidade do mercado de jogos. Desde que anunciamos esse acordo, nosso compromisso de levar mais jogos a mais pessoas em mais dispositivos só cresceu. Firmamos vários acordos para disponibilizar os jogos da Activision Blizzard, os jogos de primeira parte do Xbox e o Game Pass a um número maior de jogadores do que hoje. Sabemos que jogadores ao redor do mundo têm acompanhado de perto esse caso e estou orgulhoso de nossos esforços para expandir o acesso e a escolha dos jogadores ao longo dessa jornada.”

O CEO da Activision Blizzard, Bobby Kotick, disse o seguinte em um comunicado obtido pelo The Verge:

“Nossa fusão beneficiará consumidores e trabalhadores. Ela possibilitará a concorrência, em vez de permitir que líderes de mercado consolidados continuem dominando nossa indústria em rápido crescimento.”

O porta-voz da FTC, Douglas Farrar, disse o seguinte ao The Verge:

“Estamos desapontados com esse resultado, considerando a clara ameaça que essa fusão representa para a concorrência aberta em jogos em nuvem, serviços de assinatura e consoles. Nos próximos dias, anunciaremos nosso próximo passo para continuar nossa luta pela preservação da concorrência e proteção dos consumidores.”

Durante os cinco dias de depoimentos que ocorreram no mês passado neste caso, descobrimos que o jogo de Indiana Jones da Bethesda será exclusivo para Xbox e PC, e que a Microsoft considerou, em determinado momento, adquirir a Sega, a Bungie, a IO Interactive e outros para fortalecer o público do Xbox.

Veja postagens relacionados

  • Astro Bot: O Carismático Robô que Revive a Magia dos Jogos Animados

    Astro Bot, o adorável robô desenvolvido pela Team Asobi, aterrissou no PS5 com uma missão especial: preencher o espaço deixado entre dois ícones da PlayStation, Crash Bandicoot e The Last of Us. Em uma entrevista ao GamesRadar, Nicolas Doucet, diretor do jogo, explicou que o objetivo era trazer de volta a essência dos jogos de estilo animado, algo que havia sido esquecido pelas produtoras ao buscarem criar títulos hiperrealistas voltados para um público mais jovem. De acordo com Doucet, grandes…
    Saiba mais
  • Xbox promete um grande show na Tokyo Game Show 2024: prepare-se para as novidades!

    O Xbox está se preparando para deixar sua marca na Tokyo Game Show 2024 com um evento grandioso que vai ao ar no dia 26 de setembro, às 7h, horário de Brasília. A apresentação promete ser recheada de grandes lançamentos de desenvolvedores third-party, com destaque especial para os estúdios japoneses e asiáticos. Além disso, aguardados títulos das gigantes Activision, Blizzard e Bethesda também farão parte do show. O que esperar da TGS 2024? Todo ano, a Xbox traz um tema…
    Saiba mais
  • PS5 Pro: O que sabemos até agora sobre o possível lançamento!

    🎮 Estamos de volta com mais especulações eletrizantes para os fãs de games! Dessa vez, os boatos envolvem o PlayStation 5, mais precisamente o suposto lançamento do PS5 Pro, uma versão turbinada do console que pode chegar com um preço mais elevado, de acordo com especialistas da indústria. Segundo Serkan Toto, da Kantan Games, em uma entrevista para o IGN, o PS5 Pro está praticamente confirmado. Embora não tenhamos dados oficiais sobre as novas funcionalidades, o analista estima que o…
    Saiba mais