E3 é permanentemente cancelada!
- Bianca Jurado
- 10 meses atrás
- 2 Comentários
Está oficializado: a E3 chegou ao fim. A longeva Expo de Entretenimento Eletrônico enfrentou inúmeros obstáculos nos últimos anos, e após uma tentativa malsucedida de reavivá-la mais uma vez este ano, sua empresa confirmou o encerramento da vitrine de jogos.
“Após mais de duas décadas realizando um evento que serviu como uma exibição central para a indústria de videogames dos Estados Unidos e global, a Entertainment Software Association decidiu encerrar a E3”, declarou o presidente e CEO da ESA, Stanley Pierre-Louis, ao The Washington Post. “Sabemos que toda a indústria, jogadores e criadores têm muita paixão pela E3. Compartilhamos essa paixão. Sabemos que é difícil dizer adeus a um evento tão querido, mas é a decisão correta diante das novas oportunidades que nossa indústria tem para alcançar fãs e parceiros.”
O declínio da E3 começou há vários anos, à medida que grandes parceiros como Sony, EA e Nintendo se retiraram do evento anual e optaram por realizar seus próprios shows individuais durante a temporada “Não é E3”. Novos concorrentes surgiram, como o Summer Games Fest de Geoff Keighley, e a epidemia de COVID-19 provou ser o golpe final no caixão da E3. A ESA realizou uma E3 totalmente digital em 2021 e acabou registrando mais prejuízos do que ganhos, enquanto os shows de 2022 e 2023 foram cancelados integralmente.
Em determinado momento, a organizadora da convenção ReedPop foi incumbida de ressuscitar a E3, mas esses planos também fracassaram. A E3 de 2023 foi cancelada no último minuto devido à falta de interesse de editores e desenvolvedores, levando ReedPop e a ESA a seguirem caminhos separados. Embora uma E3 em 2024 parecesse improvável, havia rumores de que uma “renovação completa” do evento seria realizada em 2025.