Ultimo episódio de The Last of Us finalmente explica a imunidade de Ellie
- Bianca Jurado
- 2 anos atrás
- 2 Comentários
A adaptação de The Last of Us da HBO permaneceu fiel ao jogo original, mas o final da primeira temporada, “Look For The Light”, aprofundou um personagem que havia sido mencionado apenas brevemente no jogo. Ao fazer isso, o programa forneceu uma resposta a uma pergunta que há muito não era respondida no material de origem: o que torna Ellie imune ao fungo cordyceps que causou estragos em todo o mundo?
Por que Ellie é imune?
Na cena de abertura do episódio, Ashley Johnson interpreta a mãe de uma jovem Ellie, Anna. Ao fugir de um indivíduo infectado, Anna entra em trabalho de parto e busca refúgio em uma fazenda em ruínas. Armada com nada além de um canivete, ela se defende do agressor até que finalmente a infecta. Como resultado, Anna entrega Ellie enquanto sucumbe lentamente à infecção. Tragicamente, ela só consegue cortar o cordão umbilical depois de ser mordida, deixando Ellie órfã desde o momento de seu nascimento. Marlene, que lidera os Vaga-lumes e é amiga querida de Anna há anos, entra em cena. Anna, porém, mente e insiste que cortou o cordão antes de ser infectada. Ela então implora a Marlene para encontrar um novo lar para Ellie e também pede que ela entregue o canivete como lembrança.
Pulando 14 anos, Ellie se viu sob custódia da equipe médica dos Fireflies. Marlene procurou ilustrar para Joel, interpretado por Pedro Pascal, por que eles acreditavam que Ellie possuía imunidade.
“Nosso médico acha que o cordyceps em Ellie cresceu com ela desde o nascimento. Produz uma espécie de mensageiro químico. Isso faz cordyceps normais pensarem que ela é cordyceps. É por isso que ela é imune. Ele vai removê-lo dela, multiplicar as células em um laboratório, produzir aqueles mensageiros químicos e então podemos dar a todos.”
Segundo Marlene, a cura para a infecção pode ser encontrada na morte de Ellie, pois o cordyceps se espalhou por todo o cérebro dela. Infelizmente, a interferência agressiva de Joel acabou com essa possibilidade. No entanto, esta cena fornece a visão mais abrangente da imunidade de Ellie nos dez anos seguintes ao primeiro jogo. Embora o jogo retrate a resistência de Ellie à doença mortal como uma mutação, ele não se aprofunda na explicação científica.
Isso é conclusivo ou apenas especulação de Marlene?
De acordo com Neil Druckmann, diretor da série, não há correlação definitiva entre o motivo da imunidade de Anna e seu nascimento. A especulação pode abundar, mas ele afirma que o objetivo por trás de revisitar o passado de Anna era fortalecer seu relacionamento com Marlene. Esse vínculo foi brevemente mencionado nos jogos e nos quadrinhos American Dreams.
“Sabendo o quão próxima ela era de Anna, e que o último desejo de Anna era ‘cuidar do meu filho’, acho que dá mais peso e talvez mais tragédia para Marlene e o sacrifício que ela está tentando fazer para o bem da humanidade.” Druckmann disse ao The Verge.
As circunstâncias em torno do nascimento de Ellie, em particular, parecem um pouco diferentes do que no jogo. No primeiro jogo, Anna conseguiu escrever uma carta para Ellie, que pode ser vista em seu inventário nas seções onde você a joga. Está claro que ela morreu logo após o parto, mas não está claro se aquela briga com uma pessoa infectada foi uma delas.
A cena de Anna é um dos poucos momentos desviantes no final, que se desenrola bem próximo das batidas da história do jogo. Embora o diálogo entre Joel e Ellie seja enquadrado de maneira um pouco diferente depois de tentar contextualizar as ações de Joel nos momentos finais.