O famoso final de The Last of Us quase mudou na série!

  • Bianca Jurado
  • 1 ano atrás
  • 2 Comentários
  • Copiar link

O episódio final recentemente exibido de The Last of Us reacendeu as discussões sobre o final do programa. Para aqueles que testemunham a jornada de Joel e Ellie juntos pela primeira vez, as ações brutais e os enigmas morais que eles enfrentam naturalmente provocaram uma enxurrada de debates e conversas. Curiosamente, os showrunners Neil Druckmann e Craig Mazin revelaram em uma entrevista recente que consideraram uma alteração sutil no tão falado final da adaptação para a TV.

Se, por algum milagre, você se esquivou dos spoilers do jogo de quase 10 anos, prepare-se para uma discussão sobre o final de The Last of Us. Como cortesia, devemos avisá-lo de que este artigo pode conter spoilers, especialmente se você evitou o último episódio que foi ao ar há apenas uma semana.

Imagem: HBO

A conclusão de The Last of Us é marcada por engano e brutalidade.  Em uma tentativa de salvar a vida de Ellie, Joel desencadeia uma onda de violência, massacrando todos aqueles que a machucam. Ele então fabrica uma falsa narrativa sobre os eventos, que conta para Ellie.  Sozinhos depois, Ellie pressiona pela verdade, à qual Joel responde com mais mentiras. A troca deles termina com um “ok” carregado de Ellie, e o jogo chega a um fim abrupto. No entanto, é interessante notar que o diretor do programa supostamente contemplou uma abordagem diferente para o final, de acordo com Craig Mazin, um dos co-criadores da série.

Como a cena final de The Last of Us quase mudou

Até onde sabemos, não havia planos para modificar os eventos do final.  Em vez disso, Mazin sugeriu um tiro prolongado após o engano final de Joel.  Em entrevista à GQ, Mazin elaborou o possível ajuste:

“Ali Abbasi, nosso diretor, estava brincando com […] essa versão um pouco mais longa e triste, onde Ellie diz, ‘ok’, e então ela se vira e vai embora. E Joel cuida dela. Vemos os dois caminhando, não realmente juntos, mas separados, em direção a Jackson. Perdura e depois desaparece. Havia algo bonito nisso.”

A ideia apresentada é intrigante.  O término abrupto do jogo e o subseqüente show após o jogo aumentam a intensidade emocional crua do jogo, criando uma experiência duradoura.  No entanto, uma mudança de cena mais extensa poderia ser mais cativante, pois poderia aludir ao crescente distanciamento e desconfiança entre Ellie e Joel após a mentira.  Essa transição pode levar facilmente a eventos subsequentes, tornando-a uma narrativa mais orgânica.

De acordo com Mazin, houve algumas discussões internas sobre a mudança do final, mas o significado da conclusão original foi considerado crucial demais para ser adulterado.

“Todo mundo estava tipo ‘o que vamos fazer?’ E havia aquela meta-discussão de, as pessoas que jogaram o jogo vão ficar mais chateadas por não entenderem do jeito que deveria ser, ou vão ficar mais irritado porque eles só conseguiram o que tinham antes? E então, como todos os outros se sentirão? No final, há algo muito específico em terminar com aquele close-up de Ellie. Sem saber o que vem a seguir. Sem saber o que ela faz. Ela se afasta dele, ela caminha com ele, como ela se sente? Esse momento fica suspenso permanentemente.”

Imagem: HBO

O final é diferente do que em 2013

Na mesma entrevista, Neil Druckmann disse que saber que uma segunda temporada está no horizonte também pode influir o que as pessoas pensam sobre o final. Um jogo de acompanhamento não era algo que muitos consideravam garantido quando Endgame foi jogado pela primeira vez no PlayStation 3 em 2013.

“Quando fizemos o jogo, e aquele final chegou, ninguém sabia se faríamos outro jogo. Então acho que foi mais fácil para as pessoas aceitarem que não é um suspense, é um final adequado. Aqui, eles podem dizer ‘Oh, você nos deixou com um suspense’, pois sabem que a segunda temporada está chegando. Será interessante ver se isso significa que as pessoas têm uma reação diferente.”

Não se pode negar que escolher o crédito imediatamente após uma mentira coloca o telespectador ou o jogador em um espaço confinado não resolvido. Acho que é seguro dizer que ficar com esse final foi a escolha certa para a série, mas não posso negar que queria ter uma ideia de como seria esse final alterado enquanto assistia.

Veja postagens relacionados

  • Astro Bot: O Carismático Robô que Revive a Magia dos Jogos Animados

    Astro Bot, o adorável robô desenvolvido pela Team Asobi, aterrissou no PS5 com uma missão especial: preencher o espaço deixado entre dois ícones da PlayStation, Crash Bandicoot e The Last of Us. Em uma entrevista ao GamesRadar, Nicolas Doucet, diretor do jogo, explicou que o objetivo era trazer de volta a essência dos jogos de estilo animado, algo que havia sido esquecido pelas produtoras ao buscarem criar títulos hiperrealistas voltados para um público mais jovem. De acordo com Doucet, grandes…
    Saiba mais
  • Xbox promete um grande show na Tokyo Game Show 2024: prepare-se para as novidades!

    O Xbox está se preparando para deixar sua marca na Tokyo Game Show 2024 com um evento grandioso que vai ao ar no dia 26 de setembro, às 7h, horário de Brasília. A apresentação promete ser recheada de grandes lançamentos de desenvolvedores third-party, com destaque especial para os estúdios japoneses e asiáticos. Além disso, aguardados títulos das gigantes Activision, Blizzard e Bethesda também farão parte do show. O que esperar da TGS 2024? Todo ano, a Xbox traz um tema…
    Saiba mais
  • PS5 Pro: O que sabemos até agora sobre o possível lançamento!

    🎮 Estamos de volta com mais especulações eletrizantes para os fãs de games! Dessa vez, os boatos envolvem o PlayStation 5, mais precisamente o suposto lançamento do PS5 Pro, uma versão turbinada do console que pode chegar com um preço mais elevado, de acordo com especialistas da indústria. Segundo Serkan Toto, da Kantan Games, em uma entrevista para o IGN, o PS5 Pro está praticamente confirmado. Embora não tenhamos dados oficiais sobre as novas funcionalidades, o analista estima que o…
    Saiba mais