Brasil Game Show 2023 quebra recordes em comparação ao ano anterior!
- Gabriel Gaspar
- 1 ano atrás
- 2 Comentários
De 11 a 15 de outubro, mais de 328 mil pessoas tiveram a oportunidade de desfrutar de uma variedade de jogos que ainda não haviam sido lançados, além de ter a chance de se encontrar com dezenas de convidados internacionais. Além disso, o maior evento de jogos da América Latina apresentou competições de esportes eletrônicos, apresentações de artistas internacionais, inúmeras atrações espalhadas por todo o local e muito mais para entreter os visitantes.
A Brasil Game Show (BGS) está em constante crescimento e evolução. Isso é evidenciado quando comparamos a edição de 2023 com a de 2022, que já tinha números impressionantes. Alguns dos aspectos notáveis que aumentaram em números absolutos neste ano incluem:
Público: A 14ª edição teve o maior número de participantes na história do evento, com 328.503 pessoas em 2023, comparado a 327.678 em 2022, quando a BGS durou sete dias.
Jogos antes do lançamento: O número de jogos em pré-lançamento disponíveis para teste triplicou em 2023, com 12 jogos AAA para experimentar antes de seu lançamento.
Convidados internacionais: Nunca antes a BGS recebeu tantos convidados internacionais da indústria de jogos, com 24 convidados estrangeiros, quatro vezes mais do que na edição anterior.
Doações de alimentos: A tradição de doar alimentos não perecíveis na entrada da feira resultou na maior arrecadação da história, com 47 toneladas em 2023, em comparação com pouco mais de 46 toneladas em 2022.
Cobertura de imprensa: O evento atraiu um grande número de jornalistas e influenciadores, com mais de 8.930 participantes na cobertura de imprensa e redes sociais em 2023, incluindo a estreia do Lounge Insider para criadores de conteúdo com mais de 1 milhão de inscritos.
Shows: A edição de 2023 apresentou shows em todos os dias abertos ao público, incluindo a Video Game Orchestra e a Sonic Symphony. Jun Senoue, um dos compositores da franquia Sonic, também marcou presença.
Cosplayers: A BGS atraiu 2.565 cosplayers credenciados em 2023, permitindo que eles exibissem suas criações e performances ao público.
BGS Store: A megaloja oficial da BGS em 2023 foi o dobro do tamanho da edição anterior e registrou três vezes mais vendas. Oferecia uma variedade de produtos relacionados à maior feira de jogos da América Latina, incluindo camisetas, copos, pins e outras lembranças.
A evolução contínua da BGS demonstra sua importância tanto para a indústria quanto para os entusiastas de jogos.
Na edição deste ano da Brasil Game Show, vários criadores de conteúdo marcou presença, totalizando milhares deles. Mais de 200 desses criadores tiveram a oportunidade de subir aos palcos dos variados estandes, onde interagiram com entusiastas e fãs. Além de conduzirem concursos, distribuir brindes, liderar ativações de marcas e moderar painéis, essas personalidades, que têm a capacidade de mobilizar milhões de seguidores nas redes sociais, também aproveitaram o evento para se aproximar ainda mais de suas audiências.
Monster Energy E-sport
O principal palco do evento, a Arena Monster Energy BGS Esports, foi o epicentro das competições de esports e das emocionantes apresentações musicais da edição. Na data de abertura, o time de esports do Flamengo conquistou uma vitória impressionante sobre a equipe da F99 Esports no campeonato “Trocação de Frifas” de Free Fire. No segundo dia, a equipe da FURIA consolidou sua posição como campeã do torneio feminino de CS:GO. No primeiro campeonato oficial de Mortal Kombat 11, Zeeus demonstrou sua destreza com o poderoso Raiden, derrotando Killerxinok em uma reviravolta emocionante com um marcador de 3 x 1, empolgando a plateia presente na Monster Energy BGS Arena. Por fim, a superequipe masculina da FURIA subiu ao palco no domingo e completou a dupla vitória ao vencer a equipe W7M Esports por 2 x 0 no campeonato masculino de CS:GO. A segunda partida foi intensamente disputada e terminou com um placar apertado de 19 x 17 na prorrogação.
Grandes marcas dos games
A Brasil Game Show contou com a presença de importantes desenvolvedoras e distribuidoras de jogos, como Nintendo, Ubisoft, HoYoverse, SEGA, EA, Warner Bros. Games, Garena, Activision, Blizzard, ESTsoft e GSC Game World. Além disso, diversas empresas líderes no mercado de equipamentos tecnológicos e periféricos, como Samsung, Redragon, Cougar, HyperX, Logitech, LG Alienware, Razer, Force One, Acer, Snapdragon, AMD, ELG, Intel, Lenovo, Kings Simuladores, Smile One e DXRacer (cadeira oficial da BGS23), apresentaram seus produtos com tecnologia de ponta para serem testados e adquiridos por gamers em busca de aprimorar suas configurações.
Uma novidade na 14ª edição foi o aumento da presença de marcas varejistas, incluindo Kalunga, KaBuM!, PCyes e Pichau, que montaram grandes estandes com sessões de encontros, prêmios e anúncios para atrair a atenção dos visitantes no Expo Center Norte.
Além disso, a participação da WinZO Games, Huawei App Gallery e Taiwan Excellence destaca o interesse de polos tecnológicos globais, como Índia, China e Taiwan, pelo Brasil, que é um dos maiores mercados consumidores do mundo e continua a crescer a cada ano.
Além das marcas tradicionalmente associadas ao mundo dos jogos, a Brasil Game Show também teve a participação de empresas como O Boticário, Bauducco, Cup Noodles, Insider Store, Bozzano, Universal Pictures, Monster, Estrela Bet, SBT e Banco do Brasil.
A JBL, conhecida por oferecer soluções de áudio de alta qualidade e funcionalidade, desempenhou um papel importante como patrocinadora oficial da seção de Game Music da BGS, onde grandes apresentações da Video Game Orchestra e da Sonic Symphony aconteceram durante o evento.
Bauducco cosplay
Pelo segundo ano consecutivo, a Bauducco investiu consideravelmente na criação de uma estrutura impressionante na Brasil Game Show (BGS), proporcionando uma experiência excepcional para os amantes da arte do cosplay durante o evento. O camarim ofereceu um espaço generoso para que os cosplayers se preparassem e se destacassem nos corredores da feira, apresentando performances cativantes na caracterização de seus personagens.
Além disso, o palco da Bauducco foi o cenário de competições diárias, com três rodadas, cada uma com 50 participantes, totalizando 150 cosplayers competindo diariamente pela preferência do público e dos jurados, que escolhiam a melhor interpretação de seus personagens favoritos. Cada painel de julgamento consistia em cinco membros, incluindo especialistas no universo do cosplay e convidados notáveis, como os atores Ned Luke e Shawn Fonteno, famosos por GTA V, Kenny James, a voz de Bowser (Super Mario), Naoki Yoshida, Koji Fox (FINAL FANTASY) e Nolan Bushnell, o criador da Atari.
Em 2023, a BGS concedeu credenciais a mais de 2.500 cosplayers, com a participação de 750 deles nas competições oficiais do evento.
Avenida Indie
A BGS Avenida Indie, maior do que nunca, trouxe à tona as últimas novidades da indústria de desenvolvimento de jogos independentes, tanto do Brasil quanto do cenário internacional. Nesse amplo corredor repleto de estandes, os visitantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com trabalhos inovadores que ofereceram vislumbres promissores do futuro dos talentosos profissionais que atuam nesse setor criativo.
Uma das atrações de destaque nesta edição foi a Good Dog, liderada por Chance Glasco, cocriador de Call of Duty, que compartilhou informações empolgantes sobre o novo jogo “Martial Arts Tycoon Brasil”, ambientado no Brasil. O Senac SP, uma das principais instituições de ensino em cursos de inovação e tecnologia do país, também marcou presença e exibiu os jogos destacados criados pelos alunos do curso de design de jogos, demonstrando a criatividade e o potencial do mercado de desenvolvimento de jogos no Brasil.
Outros estúdios que tiveram a oportunidade de apresentar suas criações incluíram White Vortex, Statera Studio, SkadiStudio, Dream Stories, Hermitcrab, Dango Games, The Big Mark, INSANE, QUByte Interactive, Goldilock One, Bandsoft, Red Studios, Estúdio Bolha, GamerXP Arena, SculpBytes, Iamandu Studios, Capivara Prime, Pepita Digital, Quasares Studios, Leonardo Interactive, Araplay Studio, O Culto?, PaperCut, United Games, LUMO Entertainment, Bitnamic Software, Vermillion Game Studio, Amazônia Viva, Skadi Studio, Kaizaki Games, Unhide, Game Hollywood, Xsolla, AOCA Games Lab, Combat Zone, Sky Falling Studios e Orube Game Studio. Cada um desses estúdios teve a chance de mostrar suas criações inovadoras aos visitantes da feira.
Meet and Greet TCL
Em 2023, o espaço dedicado a permitir que os visitantes se aproximassem de seus ídolos foi patrocinado pela TCL, pioneira no mercado brasileiro de eletroeletrônicos. Ao longo dos cinco dias da feira, milhares de visitantes tiveram a oportunidade de tirar fotos e conversar com quase 100 convidados internacionais, influencers e jogadores profissionais que participaram da atração.
A lista de convidados incluiu uma variedade de personalidades, tais como:
Alexey Pajitnov, Kenny James, o time do Flamengo de Free Fire, Olkbone e Rbiana, Rajah, influencers do Flamengo Esports, João Cappelli, Guimsa, Lari Game, Luuy, Carol TV, Bin3r, Kim Bonilla, Tum Tum, dubladores do filme Mario, Porta dos Fundos, Zigueira e Razah, o time de CS da FURIA, campeãs da BGS Esports, Marco Ribeiro, Ale Maze, Bloquinho TV, Dengoso, Supreminho, Beamon, Gary, Nicole Diretora, Zahri, Bruna Blince, Igor, Facada, Locking, Luanz7, Naoki Yoshida, Koji Fox, Ned Luke, Shawn Fonteno, Takashi Iizuka, Bak, Khalil, Mwzera, Konan, Bastet, Jessie, Bruna Blince, o time de Valorant da Team Liquid, Mii, Coreano, Yayah (LOUD), Abrahan Joy, Erik Can, Fael, Oivanessa, Thamás, Tutujm, Babs, Luma, Rato Feliz, Nolan Bushnell, Brino, Sofia Espanha, Paula, Mount, Goularte, Gorila, Jovem Nerd, Azaghal, Pijack, Jukes, Pulga, Abduzido, ED, Cynthia, Paty, Zaphira, Nicky, Fecoxa, Dr. Fran, Ruyzo, Bruno Clash, Jun Senoue, Shota Nakama, Pijack, Prodelta, CarolK, DyNKas, Rey, kaos, Chance Glasco, FrTTT, Rakin, Bagi, Cinemagrath, Freitas, LevelUp007, Naoki Yoshida, Koji Fox, influencers LOUD e os campeões da BGS Esports. Foi uma oportunidade incrível para os fãs interagirem com suas personalidades favoritas da indústria de jogos e entretenimento.