Aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft foi bloqueada

  • Bianca Jurado
  • 1 ano atrás
  • 2 Comentários
  • Copiar link

Após meses de análise, a Autoridade de Concorrência e Mercados do governo do Reino Unido resolveu bloquear a compra da Activision Blizzard pelo Xbox, principalmente por causa das preocupações com jogos em nuvem. A CMA diz que tomou sua decisão depois de analisar os impactos para os jogos em nuvem, já que segundo o acordo da Microsoft “alteraria o futuro do mercado de jogos em nuvem em rápido crescimento, levando a uma redução da inovação e menos opções para os jogadores do Reino Unido nos próximos anos. ”, escreveu a organização de vigilância em seu site do governo.

De acordo com o CMA, não parecia comercialmente viável para o Xbox limitar jogos da Activision Blizzard, como Call of Duty, para seus consoles.  No entanto, o CMA continuou preocupado com o impacto potencial dos jogos em nuvem, principalmente devido à presença significativa da Microsoft nesse mercado.  Apesar disso, a Microsoft não forneceu nenhuma solução satisfatória para essas preocupações.

“A Microsoft tem uma posição forte em serviços de jogos em nuvem e as evidências disponíveis para a CMA mostraram que a Microsoft consideraria comercialmente benéfico tornar os jogos da Activision exclusivos para seu próprio serviço de jogos em nuvem”, afirmou. “O acordo reforçaria a vantagem da Microsoft no mercado, dando-lhe controle sobre importantes conteúdos de jogos como Call of Duty, Overwatch e World of Warcraft.”

Após o veredicto, Brad Smith, presidente da Microsoft, afirmou que a empresa já havia se comprometido a tornar os jogos populares da Activision Blizzard acessíveis em 150 milhões de dispositivos. Ele enfatizou ainda mais o compromisso da empresa em manter esses acordos por meio de soluções regulatórias. “Estamos especialmente desapontados porque, após longas deliberações, esta decisão parece refletir um entendimento falho deste mercado e a forma como a tecnologia de nuvem relevante realmente funciona”.

Após o veredicto do CMA, a Microsoft está se preparando para recorrer da decisão.  O CEO da Activision, Bobby Kotick, expressou confiança em sua defesa, afirmando que o acordo promove uma competição saudável e tem potencial para fortalecer a posição do Reino Unido na indústria de tecnologia.

A Activision Blizzard emitiu um comunicado criticando o relatório da CMA, afirmando que vai contra os esforços do Reino Unido para promover um ambiente hospitaleiro para startups de tecnologia. A empresa afirma ainda que as conclusões do relatório são prejudiciais para os cidadãos do Reino Unido, que já se debatem com um clima económico desfavorável.

“Reavaliaremos nossos planos de crescimento para o Reino Unido. Inovadores globais, grandes e pequenos, observarão que, apesar de toda a sua retórica, o Reino Unido está claramente fechado para negócios.”

Em fevereiro, a CMA apresentou apreensões sobre a aquisição da Microsoft que precisavam ser resolvidas para que o negócio recebesse a aprovação do Reino Unido.  Entre outras, as preocupações estavam centradas na cobertura inadequada da Microsoft de vários modelos de negócios para serviços de jogos em nuvem e sua falta de transparência com provedores interessados ​​em lançar versões alternativas de jogos em sistemas operacionais diferentes do Windows, por exemplo.

A CMA reconheceu um potencial de discórdia entre a Microsoft e outros provedores de serviços de jogos em nuvem em um mercado em rápida evolução. Caso isso ocorra, medidas regulatórias precisariam ser tomadas pela CMA, em vez de depender do mercado para se auto-regular naturalmente.

Antes da decisão da CMA, a aquisição da Microsoft parecia correr bem, já que o negócio foi sancionado na Arábia Saudita, Brasil, Sérvia, Chile, Africa do Sul e Japão. O acordo ainda não foi sancionado nos EUA levando a Federal Trade Commission a processar a Microsoft para cancelar a aquisição. A Microsoft está travando uma batalha a caminho do tribunal. Confira o que aconteceu após a aquisição da Microsoft-Activision para saber mais.

Veja postagens relacionados

  • Xbox promete um grande show na Tokyo Game Show 2024: prepare-se para as novidades!

    O Xbox está se preparando para deixar sua marca na Tokyo Game Show 2024 com um evento grandioso que vai ao ar no dia 26 de setembro, às 7h, horário de Brasília. A apresentação promete ser recheada de grandes lançamentos de desenvolvedores third-party, com destaque especial para os estúdios japoneses e asiáticos. Além disso, aguardados títulos das gigantes Activision, Blizzard e Bethesda também farão parte do show. O que esperar da TGS 2024? Todo ano, a Xbox traz um tema…
    Saiba mais
  • PS5 Pro: O que sabemos até agora sobre o possível lançamento!

    🎮 Estamos de volta com mais especulações eletrizantes para os fãs de games! Dessa vez, os boatos envolvem o PlayStation 5, mais precisamente o suposto lançamento do PS5 Pro, uma versão turbinada do console que pode chegar com um preço mais elevado, de acordo com especialistas da indústria. Segundo Serkan Toto, da Kantan Games, em uma entrevista para o IGN, o PS5 Pro está praticamente confirmado. Embora não tenhamos dados oficiais sobre as novas funcionalidades, o analista estima que o…
    Saiba mais
  • Novidades Místicas Chegam à Nova Temporada de The Sims 4!

    Prepare-se, Simmers! A mais nova temporada de The Sims 4 está prestes a ser lançada, e promete trazer uma onda de mistérios e novidades irresistíveis. A EA revelou um trailer fantástico da expansão, que inclui o Kit Estúdio Artístico, o Kit Quarto Infantil das Fábulas e o tão aguardado Pacote de Expansão Pé na Cova. Cada um desses pacotes será lançado em datas distintas, elevando as expectativas e deixando a comunidade ansiosa. Evento Especial: Recompensas da Dona Morte ⚰️ E…
    Saiba mais