A EA discretamente retira todos os jogos da FIFA de circulação para venda
- Bianca Jurado
- 1 ano atrás
- 2 Comentários
E assim, de repente, eles sumiram. A EA parece ter retirado todos os jogos da FIFA de todas as lojas digitais de games, incluindo Steam, Xbox e PlayStation, apenas dois dias antes do lançamento do primeiro título de sua nova franquia substituta, o EA Sports FC 24, em 29 de setembro.
A deslistagem aconteceu sem aviso prévio, mas foi prontamente identificada pelos jogadores. Na loja do Xbox, títulos tão antigos quanto o FIFA 14 ainda estão listados, porém marcados como “não disponíveis atualmente”. Na Steam, ao pesquisar por FIFA, o EA Sports FC 24 aparece como o resultado principal. FIFA 23 ainda mantém uma página de produto no Steam, onde uma observação informa: “A pedido do editor, EA SPORTS FIFA 23 não está mais listado na loja Steam e não será encontrado em buscas” (e, naturalmente, há um botão para adquirir o EA Sports FC 24).
Entretanto, parece que FIFA 22 e 23 ainda podem ser jogados como parte de uma assinatura do EA Play, que também está inclusa no Xbox Game Pass Ultimate. E, é claro, os FIFA Points continuam disponíveis para compra em todas as lojas, para serem utilizados no modo Ultimate Team dos jogos.
A retirada dos jogos provavelmente está relacionada a questões de licenciamento. A EA encerrou sua parceria de 30 anos com a FIFA, a organização que regulamenta o futebol mundial, e agora está seguindo em uma direção independente, rebatizando sua série de futebol como EA Sports FC. O término do acordo da EA com a FIFA provavelmente significa que ela perdeu o direito de vender até mesmo títulos mais antigos com o nome FIFA.
Mesmo se essa for a razão, a EA não deve ficar muito abalada por ter sido forçada a remover os jogos da FIFA de seu catálogo. A enorme popularidade da série torna desafiador o processo de renomeação; remover todos esses jogos da FIFA dos resultados de pesquisa e promover o EA Sports FC 24 no topo das buscas será uma ferramenta útil para estabelecer o novo nome.
Será interessante observar como o mercado de games usados reagirá. Normalmente, jogos esportivos anuais perdem seu valor rapidamente após serem substituídos pela versão mais recente, mas a completa indisponibilidade da FIFA digitalmente pode tornar esses jogos uma exceção.