O LEGO Fortnite está elevando a popularidade do Fortnite para um novo nível.
- Bianca Jurado
- 1 ano atrás
- 2 Comentários
O jogo, lançado em 7 de dezembro, teve um início excepcional. De acordo com o rastreamento oficial de jogadores da Epic, registrado pelo Fortnite.gg, o LEGO Fortnite atingiu o pico impressionante de 2,45 milhões de jogadores simultâneos no sábado.
Para contextualizar esse número, ele é consideravelmente superior ao recorde de todos os tempos para qualquer jogo no Steam, exceto o PlayerUnknown’s Battlegrounds, que atingiu mais de 3 milhões de jogadores simultâneos em janeiro de 2018. É mais do que o dobro do número de jogadores do atual jogo mais popular do Steam, o Counter-Strike 2, no mesmo ponto de sábado.
O LEGO Fortnite também é o modo de jogo predominante dentro do próprio Fortnite no momento. Ele está atraindo aproximadamente o dobro de jogadores do principal modo Battle Royale e um número comparável aos modos Battle Royale, Zero Build e Ranked combinados.
A Epic lançou outros dois novos jogos dentro do Fortnite na semana passada: o corrida arcade Rocket Racing e o jogo de ritmo Fortnite Festival. Embora esses não sejam tão populares quanto o LEGO Fortnite, seus picos de jogadores estão na casa das centenas de milhares e ainda seriam a inveja de todos, exceto os três ou quatro principais jogos do Steam.
Em conjunto, os três novos modos – lançados ao lado do Capítulo 5 do Fortnite e após o evento Big Bang em 2 de dezembro – representam uma nova era para o Fortnite, à medida que continua sua transformação de um popular atirador battle royale para uma plataforma de jogos online multifacetada no estilo metaverso.
Numa manobra hábil da Epic, essa nova era foi inaugurada pelo evento retro Fortnite OG, que durou um mês e permitiu aos jogadores revisitar o mapa original do jogo e percorrer várias temporadas do primeiro capítulo do jogo. O OG em si atraiu um número recorde de jogadores, enquanto o Big Bang e o lançamento do Lego Fortnite permitiram à Epic manter o ímpeto.
O número máximo de jogadores simultâneos para todos os modos e mapas do Fortnite juntos no sábado foi de 7,6 milhões – superando os 6,2 milhões do OG e muito além dos 1-3 milhões de jogadores simultâneos que o Fortnite estava atraindo no início de 2023, antes do lançamento do OG. (O recorde de jogadores simultâneos de todos os tempos do Fortnite é de 12,3 milhões para o evento Astronomical em 2020, enquanto o Big Bang reuniu 11,6 milhões de jogadores de uma só vez.) Para comparação, toda a plataforma Steam tinha pouco mais de 10,1 milhões de jogadores em jogo ao mesmo tempo no sábado.
Ao contrário da evolução original e apressada do Fortnite de um jogo de sobrevivência de zumbis para um atirador battle royale, parece que esta última fase de seu desenvolvimento foi cuidadosamente planejada com antecedência. No sábado, Donald Mustard, que deixou o cargo de diretor criativo da Epic em setembro, postou uma visão esboçada para o Fortnite como um hub que incluía desdobramentos em “PvP”, “carrinho”, “música” e “sobrevivência”. O esboço é datado de 13 de dezembro de 2017.
“Foi uma visão ENORME, audaciosa”, escreveu Mustard. “Sabíamos que levaria ANOS e MUITO trabalho em tantas frentes. A gente (não acredita como estávamos perto) estimou que levaria cerca de 6 anos. O plano mudou e evoluiu um milhão de vezes, mas hoje você está jogando a VERDADEIRA visão do sonho do FORTNITE.”
Resta saber se a popularidade do LEGO Fortnite será sustentada – mas, até agora, a Epic parece ter alcançado um dos retornos mais notáveis na história dos jogos online.