A Nintendo fecha o lançamento do Dolphin Emulator no Steam
- Bianca Jurado
- 1 ano atrás
- 2 Comentários
Em 27 de maio, a equipe de desenvolvimento por trás do emulador Dolphin, que permite jogar jogos do Wii e do GameCube, anunciou um grande obstáculo: a equipe jurídica da Nintendo estava se movendo para evitar que o software fosse lançado no Steam. Enquanto a equipe do Dolphin investiga suas opções, o projeto está atualmente “indefinidamente adiado”. Aqui está a citação completa do post em seu blog:
“É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi indefinidamente adiado. Fomos notificados pela Valve que a Nintendo emitiu uma ordem de cessar e desistir citando a DMCA contra a página do Dolphin no Steam e removeu o Dolphin do Steam até que a questão seja resolvida. Atualmente, estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais detalhada em um futuro próximo.
Agradecemos sua paciência durante esse período.”
Originalmente relatado pelo PCGamer, isso não é realmente uma retirada da DMCA, apenas um aviso sobre isso. Kellen Voyer, um advogado especializado em propriedade intelectual e direito de tecnologia, conversou com o PCGamer e disse: “Aqui, não há alegação de que a Valve está atualmente hospedando algo que infringe os direitos autorais da Nintendo ou, mais amplamente, viola a DMCA. Ao invés disso, a Nintendo está enviando um aviso claro à Valve de que considera o Dolphin uma violação da DMCA e, se for lançado no Steam, a Nintendo provavelmente tomará medidas adicionais”.
O Dolphin está presente há cerca de 20 anos, inicialmente desenvolvido como software proprietário em 2003, até se tornar software de código aberto em 2008. Em março passado, a equipe anunciou planos para disponibilizar o programa no Steam, o que provavelmente aumentaria o número de pessoas com acesso aos seus serviços. Se os desenvolvedores do Dolphin decidirem contestar o bloqueio da Nintendo, terão um trabalho árduo pela frente. A Nintendo é conhecida por sua postura rigorosa no tribunal, seja fechando conteúdo de fãs ou buscando punições severas para hackers. Enquanto isso, o serviço ainda está disponível no site do Dolphin, já que a equipe ainda não recebeu nenhum aviso diretamente da Nintendo.