A Nintendo fecha o lançamento do Dolphin Emulator no Steam

  • Bianca Jurado
  • 1 ano atrás
  • 2 Comentários
  • Copiar link

Em 27 de maio, a equipe de desenvolvimento por trás do emulador Dolphin, que permite jogar jogos do Wii e do GameCube, anunciou um grande obstáculo: a equipe jurídica da Nintendo estava se movendo para evitar que o software fosse lançado no Steam. Enquanto a equipe do Dolphin investiga suas opções, o projeto está atualmente “indefinidamente adiado”. Aqui está a citação completa do post em seu blog:

“É com muita decepção que anunciamos que o lançamento do Dolphin no Steam foi indefinidamente adiado. Fomos notificados pela Valve que a Nintendo emitiu uma ordem de cessar e desistir citando a DMCA contra a página do Dolphin no Steam e removeu o Dolphin do Steam até que a questão seja resolvida. Atualmente, estamos investigando nossas opções e teremos uma resposta mais detalhada em um futuro próximo.
Agradecemos sua paciência durante esse período.”

Originalmente relatado pelo PCGamer, isso não é realmente uma retirada da DMCA, apenas um aviso sobre isso. Kellen Voyer, um advogado especializado em propriedade intelectual e direito de tecnologia, conversou com o PCGamer e disse: “Aqui, não há alegação de que a Valve está atualmente hospedando algo que infringe os direitos autorais da Nintendo ou, mais amplamente, viola a DMCA. Ao invés disso, a Nintendo está enviando um aviso claro à Valve de que considera o Dolphin uma violação da DMCA e, se for lançado no Steam, a Nintendo provavelmente tomará medidas adicionais”.

O Dolphin está presente há cerca de 20 anos, inicialmente desenvolvido como software proprietário em 2003, até se tornar software de código aberto em 2008. Em março passado, a equipe anunciou planos para disponibilizar o programa no Steam, o que provavelmente aumentaria o número de pessoas com acesso aos seus serviços. Se os desenvolvedores do Dolphin decidirem contestar o bloqueio da Nintendo, terão um trabalho árduo pela frente. A Nintendo é conhecida por sua postura rigorosa no tribunal, seja fechando conteúdo de fãs ou buscando punições severas para hackers. Enquanto isso, o serviço ainda está disponível no site do Dolphin, já que a equipe ainda não recebeu nenhum aviso diretamente da Nintendo.

Veja postagens relacionados

  • Astro Bot: O Carismático Robô que Revive a Magia dos Jogos Animados

    Astro Bot, o adorável robô desenvolvido pela Team Asobi, aterrissou no PS5 com uma missão especial: preencher o espaço deixado entre dois ícones da PlayStation, Crash Bandicoot e The Last of Us. Em uma entrevista ao GamesRadar, Nicolas Doucet, diretor do jogo, explicou que o objetivo era trazer de volta a essência dos jogos de estilo animado, algo que havia sido esquecido pelas produtoras ao buscarem criar títulos hiperrealistas voltados para um público mais jovem. De acordo com Doucet, grandes…
    Saiba mais
  • Xbox promete um grande show na Tokyo Game Show 2024: prepare-se para as novidades!

    O Xbox está se preparando para deixar sua marca na Tokyo Game Show 2024 com um evento grandioso que vai ao ar no dia 26 de setembro, às 7h, horário de Brasília. A apresentação promete ser recheada de grandes lançamentos de desenvolvedores third-party, com destaque especial para os estúdios japoneses e asiáticos. Além disso, aguardados títulos das gigantes Activision, Blizzard e Bethesda também farão parte do show. O que esperar da TGS 2024? Todo ano, a Xbox traz um tema…
    Saiba mais
  • PS5 Pro: O que sabemos até agora sobre o possível lançamento!

    🎮 Estamos de volta com mais especulações eletrizantes para os fãs de games! Dessa vez, os boatos envolvem o PlayStation 5, mais precisamente o suposto lançamento do PS5 Pro, uma versão turbinada do console que pode chegar com um preço mais elevado, de acordo com especialistas da indústria. Segundo Serkan Toto, da Kantan Games, em uma entrevista para o IGN, o PS5 Pro está praticamente confirmado. Embora não tenhamos dados oficiais sobre as novas funcionalidades, o analista estima que o…
    Saiba mais